Nosso Primeiro Vinho Esloveno! Villa Brici Pinot Grigio 2013

Villa_Brici_Pinot_Grigio_2013

Amigos, depois de algum tempo sem muitas postagens aqui no blog – especialmente em função de um período de férias – voltamos com todo o gás para falar do primeiro vinho Esloveno aqui no blog! Escolhi este exemplar em uma das seleções mensais do Clube de Vinhos Winelands. Cabe lembrar que a seleção de vinhos do clube quase sempre conta com exemplares de países mais exóticos e distantes de nosso cotidiano – aí escolhi este vinho, de uma nacionalidade até então inédita aqui no blog.

Trata-se de um exemplar elaborado com uma das castas brancas que mais me agradam, especialmente pela leveza e refrescância – a Pinot Grigio. O produtor é a Klet Brda – Family Vineyards –  “Brda”, cabe destacar, é um município esloveno, que compreende a região vitivinícola de “Goriska Brda”. Nomes um pouquinho difíceis no início, mas que vamos nos acostumando aos poucos – nada melhor que estudar e aprender coisas novas no mundo do vinho. Mas vamos ao líquido!

Em taça mostrou coloração palha dourado claro. Aromas leves, bem vegetais e herbáceos, com bom frescor e notas lembrando ervas e frutos brancos cítricos. Em boca é um vinho muito leve e agradável, com o toque vegetal e herbáceo bem presente. A leveza vem até no rótulo, onde consta “Light” bem escrito, facilitando a escolha do consumidor que busca um vinho com esta característica – bem interessante por sinal. A acidez em ótima dose, com final agradável, bem seco, com discreto amargor conferido pelas notas vegetais. Álcool integrado bem ao conjunto, com apenas 10,5%.

Belo vinho, que acompanhou bem um risoto leve que preparamos. Gostei da experiência e repetiria com certeza – é tudo o que se espera de um exemplar desta casta. Vai bem com outros pratos leves, petiscos, saladas e até mesmo sozinho, especialmente em dias mais quentes.

Quanto custa? É vendido no site da Winelands na faixa de 80 reais.

Saúde a todos!

Deixe um comentário